Samba-Rock
por Duda Moura - 25/03/2004
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Depois de vários nomes como sacundin sacunden, jovem samba, sambalanço, a batida urbana criada por Jorge Ben Jor, firmou-se a partir dos anos 70 como samba-rock ou suíngue. O samba tradicionalmente tocado em compasso binário (2/4) passou a ser em compasso quaternário (4/4) do rock e da soul music. O ritmo agregou-se aos instrumentos elétricos das bandas da jovem guarda.
O samba-rock influenciou artistas como Tim Maia que gravou a música “Gostava Tanto de Você” , Jorge Ben Jor com o disco “ A Banda do Zé Pretinho” (1978), Bebeto “ O Negócio é Você Menina”, entre outros . Em São Paulo, os bailes de periferia também ferviam ao som do samba-rock-suíngue, de nomes como o Trio Mocotó (que originalmente acompanhava Jorge Ben Jor), Copa 7, Luiz Vagner , Branca Di Neve (falecido em 1989), Carlos Dafé, Dhema, entre outros.
Já nos anos 80, a diva do soul brasileiro, Sandra de Sá, teve um flerte com a cena do suíngue com as músicas “ Olhos Coloridos” e “ Enredo do Meu Samba “, mas infelizmente o estilo ficou restrito aos bailes, o samba-rock pouco avançou em termos de reconhecimento nos anos 80, exceto pela reconexão de samba e rock ensaiada pelo roqueiro Lobão e Ivo Meirelles do Funk'n'Lata.
Nos anos 90 o ritmo teve uma ascendência com os grupos de pagode, alguns deles, porém, chegaram a retomar as referências do samba-rock, como é o caso do Art Popular na música “ Agamamou” e o Molejo “ Samba Rock do Molejão” .
por Duda Moura - 25/03/2004
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Depois de vários nomes como sacundin sacunden, jovem samba, sambalanço, a batida urbana criada por Jorge Ben Jor, firmou-se a partir dos anos 70 como samba-rock ou suíngue. O samba tradicionalmente tocado em compasso binário (2/4) passou a ser em compasso quaternário (4/4) do rock e da soul music. O ritmo agregou-se aos instrumentos elétricos das bandas da jovem guarda.
O samba-rock influenciou artistas como Tim Maia que gravou a música “Gostava Tanto de Você” , Jorge Ben Jor com o disco “ A Banda do Zé Pretinho” (1978), Bebeto “ O Negócio é Você Menina”, entre outros . Em São Paulo, os bailes de periferia também ferviam ao som do samba-rock-suíngue, de nomes como o Trio Mocotó (que originalmente acompanhava Jorge Ben Jor), Copa 7, Luiz Vagner , Branca Di Neve (falecido em 1989), Carlos Dafé, Dhema, entre outros.
Já nos anos 80, a diva do soul brasileiro, Sandra de Sá, teve um flerte com a cena do suíngue com as músicas “ Olhos Coloridos” e “ Enredo do Meu Samba “, mas infelizmente o estilo ficou restrito aos bailes, o samba-rock pouco avançou em termos de reconhecimento nos anos 80, exceto pela reconexão de samba e rock ensaiada pelo roqueiro Lobão e Ivo Meirelles do Funk'n'Lata.
Nos anos 90 o ritmo teve uma ascendência com os grupos de pagode, alguns deles, porém, chegaram a retomar as referências do samba-rock, como é o caso do Art Popular na música “ Agamamou” e o Molejo “ Samba Rock do Molejão” .
Obs: O último exemplo é tocado no Ride e na cúpula do Ride nos contra-tempos.
Samba-Rock
por Duda Moura - 25/03/2004
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Depois de vários nomes como sacundin sacunden, jovem samba, sambalanço, a batida urbana criada por Jorge Ben Jor, firmou-se a partir dos anos 70 como samba-rock ou suíngue. O samba tradicionalmente tocado em compasso binário (2/4) passou a ser em compasso quaternário (4/4) do rock e da soul music. O ritmo agregou-se aos instrumentos elétricos das bandas da jovem guarda.
O samba-rock influenciou artistas como Tim Maia que gravou a música “Gostava Tanto de Você” , Jorge Ben Jor com o disco “ A Banda do Zé Pretinho” (1978), Bebeto “ O Negócio é Você Menina”, entre outros . Em São Paulo, os bailes de periferia também ferviam ao som do samba-rock-suíngue, de nomes como o Trio Mocotó (que originalmente acompanhava Jorge Ben Jor), Copa 7, Luiz Vagner , Branca Di Neve (falecido em 1989), Carlos Dafé, Dhema, entre outros.
Já nos anos 80, a diva do soul brasileiro, Sandra de Sá, teve um flerte com a cena do suíngue com as músicas “ Olhos Coloridos” e “ Enredo do Meu Samba “, mas infelizmente o estilo ficou restrito aos bailes, o samba-rock pouco avançou em termos de reconhecimento nos anos 80, exceto pela reconexão de samba e rock ensaiada pelo roqueiro Lobão e Ivo Meirelles do Funk'n'Lata.
Nos anos 90 o ritmo teve uma ascendência com os grupos de pagode, alguns deles, porém, chegaram a retomar as referências do samba-rock, como é o caso do Art Popular na música “ Agamamou” e o Molejo “ Samba Rock do Molejão” .
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